Total Pageviews

Monday, May 23, 2011

A CANÇÃO DO MAR, A CANÇÃO DA VIDA












Holmes Beach, Florida

Sempre tive uma relação muito especial com o mar, desde pequena. Nunca me imaginei morando longe deste companheiro tão maravilhoso, com quem tive e tenho trocas tão valiosas. Nos últimos anos em que morei em Aracaju, estava bem perto do mar, lá em Aruana, e, sempre que me era possível fazia caminhadas pela manhã, antes de começar as minhas tarefas, e após a minha meditação. Gosto de sentir a areia molhada sob os meus pés, e olhar aquele imenso mar, o horizonte...o som do mar quebrando na praia, que sempre me reporta Dorival Caymi; "O mar quando quebra na praia, é bonito, é bonito..." e ouço a canção embalada pelo vai e vem sonoro desse movimento.
Bem, aqui, nessa região, no lado oeste da península que é a Florida, fica o finalzinho do Golfo do México, e as praias são lindíssimas, e sempre que posso faço o mesmo que fazia lá no Brasil, mas não com tanta frequência, por questões climáticas, porque no inverno, parte do outono e no início da primavera não dá mesmo nem pra tentar, não moro tão perto da praia como aí, ou seja preciso de 15 minutos de carro pra chegar à praia mais próxima, e também a minha agenda de trabalho aqui é mais intensa. Ver o sol se por na praia aqui é um espetáculo imperdível.
Nesta manhã, quando estava fazendo a minha caminhada, sentindo a areia molhada sob os meus pés, e olhando o mar, como sempre fiz, senti algo muito mais intenso quando percebi os peixinhos roçando os meus pés, e os vi claramente, porque a água é tão cristalina, tão bela...e no mesmo instante vi uma criancinha tentando pegar os peixinhos sorrindo...veio-me a mente a imagem da minha neta Maitê naquela mesma situação...como seria bom...mas fui interrompida por uma outra sensação ainda mais prazerosa, da constatação de que a vida estava ali intacta, não tão distante do local onde aconteceu aquele desastre ecológico do derramamento de petróleo, e ainda vaza, e a vida estava ali, nos meus pés, radiante e feliz. Isto é um grande milagre, pequenas grandes coisas que acontecem no nosso cotidiano, e não nos damos conta de quão felizes somos por isso. Ali, aquele mesmo oceano, aquela mesma água que banhava os meus pés iria até meus familiares, meus amigos, pessoas que eu conheço, que eu não conheço, outros seres, navios, terras distantes, tudo indo e vindo...estamos mesmo todos conectados pelo ar, por tudo, pois não existe vazio entre nós, entre tudo o que existe no Universo...a irrefutável verdade de que somos todos partes de um único corpo estava ali e aqui e em todo os lugares constadadas através daquela linda canção do mar, da maravilhosa canção da vida da EXISTÊNCIA!

No comments: