Total Pageviews

Sunday, June 24, 2007

TRANSFORMAÇÃO PARA RENOVAÇÃO



Somente há uns dois anos atrás tive a oportunidade de ver e ouvir atentamente um DVD de Yanni, de nome “Tribute”, de um show que foi gravado nos dois lugares onde foi apresentado, em 1997: no Taj Mahal, em comemoração aos 50 anos de independência da Índia e na Cidade Proibida da China. Tal experiência tocou tão profundamente a minha alma, aquela música diferente, me fazia chorar e rir ao mesmo tempo. E o próprio DVD fala de como ele compõe, do significado da música para ele, e identifiquei-me com tudo, mas não sabia ainda dizer o quanto isto iria me influenciar, no sentido de buscar dentro de mim, a minha música mesmo não sendo uma compositora, mas como intérprete, a minha maneira de fazer o diferente, de tudo o que já havia feito antes. Mergulhei em mim, com esta vontade de transformação interior para esta renovação. E hoje, enfim, vejo um projeto que estou trabalhando juntamente com uma equipe de adeptos, músicos, produtores e amigos, que possivelmente levaremos para fora do país, mas antes faremos um show aqui mesmo em Aracaju, no próximo dia 31 de julho. A todos os que estão comigo neste objetivo, manifesto aqui a minha mais profunda gratidão. E transcrevo abaixo palavras de sabedoria que, dentre outras coisas, me motivaram neste encontro de transformação, porque tudo começa dentro de nós, para que se materialize.



A VISÃO ASSUSTADORA DE NAROPA


Naropa era um grande erudito, um grande sábio, tinha milhares de discípulos. Um dia estava sentado, com milhares de escrituras antigas e raras à sua volta. Ele acabou adormecendo, pois estava muito cansado, e teve uma visão.
Ele viu uma mulher velha, extremamente velha, horrorosamente feia - uma bruxa. Ela era tão feia que ele começou a tremer no sonho. Era tão nauseante que ele queria escapar, mas para onde poderia ir? Estava preso, como se hipnotizado pela bruxa. Seus olhos eram magnetos. “ O que você está estudando?” perguntou a velha.
“Filosofia, religião, epistemologia, linguagem, gramática, lógica”, ele respondeu.
A velha tornou a falar:
“Você entende tudo isso?”
Naropa disse que sim, é claro que entendia.
“Mas você entende as palavras ou o sentido?” perguntou novamente a velha.
Já haviam perguntado milhares de coisas a Naropa, em sua vida, milhares de estudantes, sempre perguntando, questionando. Contudo, ninguém havia perguntado isso: se ele entendia as palavras ou o sentido. E os olhos da mulher eram penetrantes, olhos que iam ao mais fundo do ser, era impossível mentir para ela. Para qualquer outro ele teria dito que entendia o sentido, obviamente, mas para essa mulher, essa mulher medonha, ele tinha que dizer a verdade:
“Eu entendo as palavras.”
A mulher ficou muito feliz. Começou a dançar e a rir, e sua feiúra se transformou : uma beleza sutil começou a surgir nela. Naropa pensou: “Ela ficou tão feliz. Por que não deixá-la ainda mais feliz?” Então ele disse:
“ Mas também estou entendendo o sentido.”
A mulher parou de rir e de dançar. Começou a chorar e toda a sua feiúra voltou, mil vezes pior. Naropa perguntou:
“Porque você está chorando? E por que estava rindo e dançando antes?”
Ela respondeu:
“Estava feliz porque um grande erudito como você não havia mentido. Mas agora estou chorando porque mentiu para mim. Eu sei, e você sabe, que você não entende o sentido.”
A visão desapareceu e Naropa havia sido transformado. Fugiu da universidade e nunca mais tocou em uma escritura em sua vida. Tornou-se completamente ignorante, pois entendeu que a mulher não era ninguém de fora, era apenas uma projeção. Era o próprio SER de Naropa que, através do conhecimento, havia se tornado tão feio. Bastou essa pequena compreensão,
a de que ele não entendia o sentido, para que a feiúra se transformasse em algo belo.
A visão de Naropa é muito significativa. A menos que você sinta que o CONHECIMENTO é inútil, você nunca estará à procura da SABEDORIA. Você irá carregar a moeda falsa, pensando tratar-se de um tesouro verdadeiro. Você precisa perceber que o conhecimento é uma moeda falsa, pois não é conhecer, não é saber. No máximo o conhecimento é algo intelectual: o mundo foi entendido, mas o sentido se perdeu.

A verdade é sua própria experiência, sua própria visão. Mesmo que eu tivesse visto a verdade e a contasse a você, no momento em que eu a contar, ela se tornará uma mentira para você, não uma verdade. Para mim, era uma verdade, para mim veio através dos olhos. É minha visão. Mas não será sua visão, será algo emprestado. Será uma crença, SERÁ CONHECIMENTO, MAS NÃO SABER. E, se você começar a acreditar nela, estará acreditando em uma mentira.
Então lembre-se: mesmo uma verdade se torna uma mentira se entrar em você pela porta errada.
A verdade precisa entrar pela porta da frente, pelos olhos. A verdade é uma visão, precisa ser vista com seus próprios olhos.


Osho em “O Livro da Transformação”.

5 comments:

Luiz Alberto Machado said...

Olá, Gwendolynda, como fã não pode arredar pé, estou por aqui curtindo tudo.
Não deixe de ver meus clipezinhos no http://www.youtube.com/luizalbertomachado
e no
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoID=2034086734

Beijabrações & tataritaritatá!
www.luizalbertomachado.com.br

Ligia Nogueira said...

Acredito,que existe um tempo certo que ´nos leva a reconhecer e mergulhar no que realmente é essencial e verdadeiro a nós,é o caminho da renovação.E quando isso acontece,a essência do viver verdadeiramente brota
Ligia

Anonymous said...

Olá Amiga

Tenho a certeza que tudo k faz e sente esta sempre a caminhar para frente, para teu aprimoramento,

Beijinhos, tenha uma linda semana

Silvia

Anonymous said...

Parabéns pela sua música Serra do Luar, já estive a ouvi-la, simpleslmente uma maravilha, posso dizer-lhe que gostei imenso. Continue que a um êxito decerto se sucederão outros.
Saudações

Fernando do Skype

Manela said...

Parabéns grande amiga,pela mensagem k me enviou,adoro tudo k vc amiga canta e sou uma grande Fã de vc, tenho a desejar o maior sucesso para seu futuro e para todos da equipe k a acompanha,dia 6 de Setembro estarei no Palácio Foz para a apoiar e se poder lhe dar um beijo grande de Amizade
SUCESSO QUERIDA AMIGA
Manela